quarta-feira, agosto 15, 2007

Crítica: ídolos chega ao fim!

Está chegando ao fim, um dos reality shows mais longos da televisão brasileira. Ídolos, que estreou na programação do SBT, no fim de março, chega ao fim, após quase 20 semanas no ar. Foram 15 mil inscritos, de cinco cidades: Belém - PA, Florianópolis - SC, Belo Horizonte - MG, Salvador - BA e Campinas - SP.

A primeira fase sem dúvidas é a preferida de 90% dos telespectadores, pois nela, todos os inscritos são ouvidos pelos jurados, resultando numa mistura entre todos os gêneros e todos os tipos de pessoas. Nessa fase, os jurados sofrem, e se tornam um dos ingredientes principais do programa. É também nessa fase, que o programa atinge seus maiores índices de audiência, nesta edição, chegou a 18 pontos de pico, deixando o SBT a frente da sua principal concorrente, a Record. Depois dessa fase, vêm várias partes onde os candidatos vão sendo eliminados fase após fase, fazendo com que na final fiquem 12 candidatos a novo ídolo do Brasil. Nessa altura do campeonato, um programa que começa de uma maneira bem variada e até engraçada, torna-se uma disputa séria, onde a cada semana, um candidato volta pra casa, após o voto do público: vale lembrar que nesta fase os jurados só demonstram suas opiniões, porém quem vota e elimina o candidato, é o pessoal de casa.
Nessa fase que o reality torna-se um pouco cansativo, pois são semanas e mais semanas de shows e mais shows, e apenas um eliminado por semana. Isso, aliado aos inúmeros merchans e intervalos comerciais, faz com que o público mude de canal: nessa fase o programa chegou a marcar 5 pontos no ibope.
Porém, não podemos negar, que no quesito produção, o SBT mostra que quando quer realmente investir numa produção nacional, ele não fica devendo em nada, só verificar os inúmeros cenários que o programa apresenta em cada fase. Nota-se que é um dos maiores investimentos da casa, se não for o maior, ao lado de Amigas e Rivais. E claro, em consequência disso, justifica-se a grande quantidade de comerciais e anunciantes. Só para se ter idéia, antes do programa estrear, o SBT já tinha faturado R$44 milhões em patrocinadores, e foi faturando cada vez mais, no decorrer da temporada.
Mas, após os altos e baixos, o programa chega a sua grande final. Após grandes favoritos caírem, a final torna-se emocionante, pois duas excelentes cantoras irão se enfrentar em busca do título de novo ídolo do Brasil: Shirley e Thaeme. A primeira, já foi caloura do programa Raul Gil, é desde o início da grande final, apontada como uma das favoritas (ao lado de David que já foi eliminado), além de ser a mais velha entre os competidores (ela completou 30 anos de idade recentemente). Thaeme é uma jovem doce, que no início foi comparada com a Sandy (realmente elas se parecem muito), porém, no decorrer das semanas, ela mostrou que é bem diferente da irmã de Junior, mostrando seu gosto musical, um pouco "careta", porém, de muito bom gosto. E agora, só resta o Brasil votar e escolher quem será o novo ídolo do Brasil, o resultado sairá amanhã, as 20:45 no SBT. Não dá pra perder.

* Aproveite e vote na enquete relâmpago do Blog: Quem vai ser a campeã do ídolos? A votação termina amanhã.

Nenhum comentário: