sábado, janeiro 20, 2007

NOSTALGIA: Senhora do Destino

Senhora do Destino é uma novela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 28 de junho de 2004 a 12 de março de 2005, com 221 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Filipe Miguez, Glória Barreto, Maria Elisa Berreto e Nelson Nadotti. Dirigida por Wolf Maya, Alexandre Avancini, Luciano Sabino, Marco Rodrigo, Cláudio Boeckel e Ary Coslov.

Trama:

Maria do Carmo Ferreira da Silva, uma mulher pobre, mas batalhadora e determinada, deixa a pequena Belém de São Francisco, em Pernambuco, disposta a encontrar na cidade grande, onde mora seu irmão mais velho Sebastião, uma forma mais digna de criar os cinco filhos. Mas o destino lhe reserva ciladas e, de uma hora para outra, Maria do Carmo vê o sonho se transformar em pesadelo. Depois de uma verdadeira epopéia, na qual ela atravessa o país quase que por inteiro passando por mil percalços, Maria do Carmo conhece o medo e a desgraça justamente na cidade em que escolheu para viver. Chega ao Rio de Janeiro no momento em que o AI-5 está provocando o caos na cidade. E nesse tempo, tem sua filha bebê Lindalva sequestrada pela prostituta Nazaré, que precisa mostrar ao amante o fruto da relação dos dois para fazê-lo se separar da mulher. Maria do Carmo sofre, mas promete que nunca vai desistir de encontrar sua filha.

Passam-se 25 anos, e Maria do Carmo é agora uma mulher que subiu na vida e construiu um império no ramo dos materiais de construção. Agora, com os filhos Reginaldo, Leandro, Viriato e Plínio já criados, ela nunca perdeu a esperança de encontrar Lindalva, tudo isso sempre com a eficiente ajuda de seus fiéis escudeiros para a vida toda: o jornalista Dirceu de Castro e o ex-empresário de jogo do bicho Giovanni Improtta, com o qual fez par romântico.

E o sonho de Do Carmo pode estar próximo. Na mesma cidade, a vilã Nazaré tem seu segredo descoberto pelo marido, Zé Carlos, que acaba eliminado por ela. E a doce Isabel, como foi batizada Lindalva, nem desconfia que aquela mulher que julga ser perfeita é cruel, ardilosa, vil, assassina e, acima de todas as circunstâncias, não é sua mãe.

Maria do Carmo, Giovanni e Dirceu vão estar sempre atrás do paradeiro de Lindalva. Um dia, Do Carmo acredita que há de encontrá-la e reunir novamente a família, os cinco filhos, juntos, como antes daquele fatídico dezembro de 1968. Essa é sua sina e sua missão.

Curiosidades:

  • A trama principal, o seqüestro de Lindalva, foi inspirado numa história real: o caso "Pedrinho"
  • Dado, o filho de Plínio foi uma homenagem a Dado Dolabella, o ator que interpretou Plinio.
  • Corrupção Política - Reginaldo e Viviane: Eduardo Moscovis passou por sérios problemas ao declarar que, para interpretar Reginaldo, um político corrupto, baseou-se em um determinado famoso político brasileiro.
  • O ator Raul Cortez teve de se afastar das gravações de Senhora do Destino para se dedicar a um tratamento de câncer. O desfecho do personagem e de sua esposa, Dona Laura, foi antecipado. Foi a última novela do ator, que faleceu em 18 de julho de 2006.
Ibope:
O ibope geral foi excelente com média de 50 pontos, considerada a maior audiência dos ultimos 8 anos, apenas atrás de O Rei do Gado. O elevado Ibope não foi superado por suas 2 sucessoras:América (49 pontos) e Belissima (48 pontos).

Vídeos:

Abertura de Senhora do Destino:


Duelo entre Maria do Carmo e Nazaré:


Morte de Nazaré:


Nenhum comentário: